ZYJ 737 - 5.000 WATTS - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

NOTÍCIAS

18.05.2017 |

Prefeito de Guarujá do Sul está em Brasília participando da Marcha dos Prefeitos


Prefeito de Guarujá do Sul está em Brasília participando da Marcha dos Prefeitos. O evento está em sua vigésima edição, e segundo CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, o objetivo é reforçar o movimento municipalista.

De acordo com ele, a marcha é tradicional e os prefeitos querem explanar para os representantes do Governo Federal as injustiças cometidas pelo atual modelo do pacto federativo.

CLAUDINHO explica que o atual pacto federativo concentra a maior parte dos tributos no Governo Federal; os estados abocanham outra parte considerável e os municípios ficam com a menor parcela do que é arrecadado em impostos no Brasil inteiro.

"Os brasileiros residem nos municípios e é lá que as coisas acontecem. Os municípios acabam operando grande parte das políticas públicas com os parcos recursos que são liberados por meio do pacto federativo", enfatizou o prefeito de Guarujá do Sul.

CLAUDINHO disse que os municípios estão sobrecarregados porque tem uma grande demanda de compromissos diários a serem cumpridos com os poucos recursos que sobram deste pacto federativo.

"Além de suas responsabilidades, as prefeituras precisam assumir investimentos ou projetos que seriam responsabilidade dos governos federal e estadual. Esta é a grande queixa dos participantes da Marcha dos prefeitos aqui na capital Federal", frisou CLAUDIO JUNIOR, à reportagem da Rádio Integração AM.

O prefeito deu um exemplo claro deste problema financeiro enfrentado nos municípios.

CLAUDINHO citou a área da saúde, onde cada equipe do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) que é composta por médicos, enfermeiras e técnicos em enfermagem, tem um custo de 25 a 30 mil reais por mês para um município, como o de Guarujá do Sul.

No entanto, o valor repassado pelo Governo Federal para custear estes programas é de 7.600 reais por mês. "Isso acumula um déficit mensal muito grande", disse ele.

Segundo o prefeito, os programas criados há vários anos pelo Governo Federal não tiveram reajuste de valores, e os repasses estão completamente defasados para a realidade econômica atual dos municípios.

CLAUDIO JUNIOR acredita que se alguma medida não for tomada com urgência, em breve, os serviços básicos para a população podem ser inviabilizados, porque os municípios não terão mais condições de arcar com os custos.

O prefeito guarujaense afirmou que são pautas importantes e que precisam ser resolvidas. Ele também teve nesta semana outras agendas com parlamentares catarinenses para pedir recursos para o município. CLAUDIO JUNIOR deve sair de Brasília na tarde de hoje, quinta-feira.

O vice-prefeito de São José do Cedro, JOSÉ DE CONTO, também está participando da Marcha dos Prefeitos a Brasília. O retorno de CLAUDIO JUNIOR e JOSÉ DE CONTO deve ocorrer nesta sexta-feira.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211       

 



© 2017 - Rádio Integração do Oeste Ltda.                      Portal Tri