ZYJ 737 - 5.000 WATTS - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

NOTÍCIAS

12.01.2018 |

Extremo-Oeste deve buscar empreender na área da inovação para garantir competitividade


Extremo-Oeste deve buscar empreender na área da inovação para garantir competitividade no mercado. A análise é do diretor Extremo Oeste do Senai, IVANOR FINATTO.

De acordo com ele, embora a região seja extremamente agrícola, há um grande espaço para o empreendedorismo na área de criação e inovação.

FINATTO salienta que os valores das commodities, como os grãos, são ditados a nível mundial.

Então, para competir internacionalmente é preciso baixar o custo de produção. Isso até pode ser feito, mas não por caminhos simples, avalia ele.

O diretor Extremo-Oeste cita que a saída é apostar em estratégias que possam agregar valor às commodities, e lembra que algumas empresas já tem feito isso, remanejando inclusive a mão de obra.

O problema é que, conforme ele, a exemplo de São José do Cedro, metade dos trabalhadores do setor industrial do Extremo-Oeste catarinense não tem nem o Ensino Médio completo.

"Isso dificulta. Como é que uma pessoa que não tem a educação básica terá condições de parametrizar uma máquina com comandos lógicos programáveis", comenta FINATTO.

Conforme o diretor do Senai, esse quadro se repete no país. Apenas cerca de 7% dos jovens trabalhadores tem formação técnica e os índices de acesso à Educação e qualidade da profissionalização ainda são insatisfatórios.

Para ele, se o Brasil não quiser ser engolido pela nova revolução industrial, que soma processos físicos à inteligência artificial, será preciso apostar na Educação e, por consequência, em modelos de negócio sustentados na tecnologia.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211       

 



© 2018 - Rádio Integração do Oeste Ltda.                      Portal Tri