A informação foi confirmada ontem pelo Dnit, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes.
O motivo é o fim dos contratos de manutenção dos aparelhos, que estão instalados em todas as estradas administradas pelo órgão.
O órgão explica que as empresas que prestavam os serviços de manutenção esperavam que os contratos anteriores fossem renovados em caráter de emergência. No entanto, a nova administração considerou que era preciso escolher novamente as empresas que realizariam o serviço.
O Dnit explicou que não tem como precisar em quantos pontos estão instalados os 500 equipamentos que foram desligados. Isso porque, em alguns locais de pista dupla, há pelo menos dois aparelhos para fiscalizar cada faixa.
A única rodovia que não registra o problema é a BR-163, mas porque não tinha nenhum radar instalado em toda a extensão da estrada.
Em nota, o Dnit ainda informou que o problema não atinge só as rodovias de Santa Catarina, mas em todo o Brasil.
No novo modelo, a BR-163, em Santa Catarina, também deverá ganhar equipamentos de fiscalização de velocidade.
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