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13.04.2019 |

Governo catarinense busca agora apoio federal para melhorar os serviços prestados na aduana de Dionísio


A Rota do Milho já é uma realidade em Santa Catarina, o trajeto diminui os custos logísticos para a importação do grão e abastecimento das agroindústrias no estado.

O governo catarinense busca agora apoio federal para melhorar os serviços prestados na aduana de Dionísio Cerqueira, porta de entrada do milho vindo do Paraguai.

Esse foi um dos assuntos tratados ontem, pela vice-governadora DANIELA REINEHR e o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, RICARDO DE GOUVÊA, durante audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, TEREZA CRISTINA, e com o secretário executivo do Ministério da Economia, MARCELO PACHECO DOS GUARANYS, em Brasília.

Os catarinenses apresentaram à ministra da Agricultura e ao secretário executivo do Ministério da Economia uma proposta para garantir a inspeção sanitária na entrada dos produtos no Brasil e também para agilizar o atendimento na Aduana de Cargas Integradas de Dionísio Cerqueira.

Segundo o secretário RICARDO DE GOUVÊA, os investimentos em logística para melhorar o transporte de milho são fundamentais para manter a competitividade do agronegócio catarinense.

"Santa Catarina é um gigante na produção de carnes. Nossos produtos são exportados para os mercados mais exigentes do mundo. Para mantermos essa produção nós temos que buscar soluções para o abastecimento de grãos e a Rota do Milho é uma alternativa importante, que reduz custos para os produtores catarinenses".

Santa Catarina produz em média três milhões de toneladas de milho por ano e utiliza sete milhões na alimentação de suínos e aves - o consumo diário gira em torno de 18 mil toneladas.

Com a implantação da Rota do Milho, o estado poderá ser abastecido pelo Paraguai, com os caminhões passando pela Argentina e chegando a Santa Catarina pela aduana de Dionísio Cerqueira.

O percurso do grão pelo modal rodoviário do Centro-Oeste até Santa Catarina deverá reduzir de aproximadamente dois mil para 350 quilômetros.

 

 

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