FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

NOTÍCIAS

17.05.2019 |

“Geralmente quem deveria defender é quem acaba cometendo abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes”


A afirmação é da psicóloga do CRAS de São José do Cedro, SILVIA NARDI.

De acordo com ela, este sábado, dia 18 de maio, é uma data simbólica para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Por isso, o alerta para a necessidade de prevenção é reforçado nesse período.

A psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social de São José do Cedro assinala que, constantemente, são realizados trabalhos com crianças e pais do PAIF, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, mas é importante que toda sociedade esteja atenta.

Ela ressalta que, geralmente, quem deveria defender as crianças e adolescentes é quem acaba abusando ou explorando. Dados estatísticos indicam a maioria dos casos ocorre dentro do seio familiar ou envolvem pessoas muito próximas à família.

Segundo a psicóloga, pais, avôs, irmãos, tios, vizinhos e até mães e madrastas são os responsáveis pela maioria dos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes.

Ela detalha que o abuso não é só o ato sexual consumado, mas engloba também os gestos obscenos, os toques, as palavras, a exposição a filmes pornográficos, por exemplo.

SILVIA NARDI orienta as pessoas a prestarem atenção nas mudanças de comportamento das crianças e adolescentes, e lembra que tanto as meninas quanto os meninos podem ser vítimas de abusos.

Ansiedade, pesadelos, medo de dormir, queda no rendimento escolar, segundo a psicóloga, são alguns dos indicativos de costumeiramente apresentados pelas vítimas.

Para facilitar a identificação, ela recomenda conversar sobre o assunto com as crianças e adolescentes e em caso de desconfiança, denunciar o fato à rede de proteção.

Conforme SILVIA NARDI, quem vê ou percebe um crime de abuso ou exploração sexual e não denuncia é tão responsável quanto o abusador.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri