FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

19.08.2019 |

Crise gerada pelo aumento de 17% do ICMS sobre defensivos agrícolas em Santa Catarina deve ter novo capítulo nesta semana


 

O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, PSL, agendou para quinta-feira, dia 22, uma audiência com os dirigentes das entidades agrícolas, juntamente com a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, segundo informou o líder de governo, deputado MAURÍCIO ESKUDLARK, do PL.

A data marcada pelo governador, contudo, levanta dúvidas. Quinta-feira é dia 22 de agosto e o prazo para que ele se manifeste sobre o projeto 236, que prorroga os benefícios fiscais à agricultura até 31 de agosto, termina no dia seguinte, dia 23.

O vice-presidente da Faesc, a Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina, ENORI BARBIERI, fez um desabafo.

"Fomos pegos de surpresa. Até nos sentimos traídos por tudo aquilo que o setor agropecuário vem fazendo por Santa Catarina. Nossos produtos são exportados para mais 160 países, somos reconhecidos mundialmente, mas nos sentimos desprestigiados por uma pessoa que não quis nos receber, que mostra que não conhece o setor", lamentou.

O presidente da Fetaesc, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina, WALTER DRESCH, entende que essa situação não for revista os agricultores e os consumidores serão prejudicados.

"Vai aumentar o custo de produção e alguém vai ter que pagar essa conta. A discussão está polarizada em torno dos agrotóxicos, mas o projeto se refere a todos os insumos agrícolas, com aumento da alíquota de ICMS para 17%", critica.

A vice-governadora DANIELA REINEHR, também do PSL, disse em entrevista à Rádio Integração, que é contra a decisão do governador.

Ela disse que tem se posicionado como conciliadora e empreendido esforços para fazer CARLOS MOISÉS ouvir representantes do setor agrícola e voltar atrás ou, pelo menos, chegar a um meio-termo, para que a alíquota do ICMS não seja aumentada de zero para 17%.

 

 

Foto: Ilustração

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri