ZYJ 737 - 5.000 WATTS - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

NOTÍCIAS

24.03.2020 |

Médica alerta população para gravidade da pandemia do novo coronavírus



A profissional da Secretaria de Saúde de Princesa, IEDA BONAMIGO, concedeu entrevista à Rádio Integração, e alertou as pessoas da região sobre a importância de seguir as recomendações do decreto estadual para um período mínimo de suspensão das atividades durante sete dias.

De acordo com ela, embora na região ainda não tenham sido confirmados casos do novo coronavírus, o cumprimento das medidas torna eficaz a prevenção e o bloqueio da transmissão.

A manutenção apenas dos serviços essenciais, segundo a médica, reduz bastante o contato entre as pessoas e evita o caos no sistema de saúde da região, que não teria condições de receber um número grande de pacientes graves.

Inclusive, por isso, os postos de saúde tem se limitado aos atendimentos de urgência e emergência, assim como os hospitais da região, que já anunciaram inclusive cancelamento de exames e cirurgias eletivas.


A médica da Secretaria de Saúde de Princesa salienta que, apesar de muitas pessoas não darem a devida importância à pandemia, a situação é grave, inclusive por que a cada dia surgem novos fatos relacionados à doença.

Embora o coronavírus se manifeste em boa parte dos infectados como sintomas de gripe como dor de garganta, coriza, febre alta, os estudos indicam possibilidade de complicações e até morte de pessoas idosas, com imunidade baixa e histórico de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas pulmonares.

Por isso, a orientação de IEDA BONAMIGO é que as pessoas fiquem em casa, evitem aglomerações, façam a correta higienização das mãos com frequência utilizando água e sabão, bem como o álcool gel, higienizem bem os utensílios e evitem compartilhamentos mesmo em casa, mantenham distância de pelo menos um metro das outras pessoas e usem a etiqueta da tosse.

"É um período transitório, mas se nós não tomarmos cuidado vai ser pior. Inclusive porque uma pessoa pode estar com o vírus e não manifestar nenhum sintoma em até quatro dias. Por isso, evitar o contato físico é que vai evitar a propagação do vírus", explica a médica de Princesa ao citar o descontrole em relação ao coronavírus na Itália, quando incialmente as pessoas não deram muita importância à necessidade de isolamento.

Ela recomenda procurar a unidade básica de saúde se manifestar sintomas de gripe, desde que a febre alta persistir por dois dias e se estiver com dificuldade para respirar.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211       

 



© 2020 - Rádio Integração do Oeste Ltda.                      Portal Tri