ZYJ 737 - 5.000 WATTS - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

NOTÍCIAS

21.05.2020 |

Pandemia exige cuidados com saúde física e mental


"É importante neste momento de Pandemia estarmos atentos também aos cuidados com a saúde mental, saúde física, com as questões de violência que seguem acontecendo na nossa comunidade muitas vezes de maneira silenciosa"!
A declaração é da Psicóloga ANA PAULA BIANCHINI, da Secretaria de assistência Social, de São José do Cedro.
A Servidora ressaltou que esta é uma situação impensada até mesmo para os profissionais da área.
Segundo ela, é necessário ser racional para não desencadear episódios de pânico. É importante evitar o excesso de informações negativas para não desencadear doenças mentais.
ANA PAULA BIANCHINI enfatizou aspectos da imprevisibilidade da doença, e de como ela pode acometer cada organismo, por isso, existe a necessidade do isolamento para, "em caso de aumento do número de casos, não ocorrer ainda mais pânico em função do colapso do sistema de saúde", salientou a profissional.
"A doença veio também para provar e mostrar às pessoas, a necessidade de encontrar o amigo, de jantar com os familiares, a necessidade de estar juntos fisicamente. E muitas pessoas acabam cedendo ao desejo e sofrendo com isso", comentou ANA PAULA.
Informou ainda que os casos de pânico tiveram um salto no período e devem crescer até após a pandemia.
ANA PAULA BIANCHINI confirmou igualmente o aumento de casos de alcoolismo e violência doméstica em função do isolamento social, do confinamento.
A psicóloga igualmente alertou a comunidade, vizinhos e a população como um todo para prestar atenção em possíveis casos de abuso e violência contra menores e adolescentes.
Segundo ela, a escola é o grande apoio destas vítimas de violência, mas como as atividades estão interrompidas por causa da pandemia, os casos não chegam às autoridades e muitas vítimas sofrem em silêncio, por isso, a colaboração da comunidade em ajudar no caso de ouvir algum pedido de socorro também para estes casos.
"A pandemia mexeu com tudo, com o sentimento, com a economia, com o empregado, com o patrão, e cada um precisa fazer um esforço de respeito e empatia para superarmos este momento delicado para todos" comentou a psicóloga.
"Estude, leia, cuide do quintal, veja um filme, costure, busque algo que você goste para enfrentar com sanidade este período. Faça uma reflexão, repense a sua vida e suas escolhas", aconselhou ANA PAULA BIANCHINI para que, ao passar este momento, a sanidade mental se mantenha equilibrada.

Compartilhar
" />

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211       

 



© 2020 - Rádio Integração do Oeste Ltda.                      Portal Tri