ZYJ 737 - 5.000 WATTS - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

07.04.2021 |

A Secretaria de Agricultura de Guarujá do Sul precisou atender 50 propriedades rurais com transporte de água durante a estiagem



De acordo com o secretário JULIO DELLA FLORA, que responde pelo setor, o período de seca afetou a maioria das propriedades rurais, mas em 50 delas faltou água para o consumo animal.

Ele observa que o impacto foi tão grande por que, segundo levantamento da Epagri, em 2019 a precipitação já tinha sido 500 milímetros abaixo da média e no ano passado mais 700 milímetros abaixo da média.

Com 1.200 milímetros de chuva a menos, em dois anos, DELLA FLORA comenta que as fontes e o leito de pequenos riachos chegaram a secar.

Considerando isso, e pensando em evitar impactos negativos de futuras secas, ele ressalta que em Guarujá do Sul foi implantado o programa Guardar Água, com modalidades de incentivo à reservação do recurso natural.

Quanto às lavouras, o secretário frisa que o poder público municipal não tem muito a fazer. Ele lamenta que as lavouras da safra principal, especialmente as de milho, tenham sido prejudicadas.

A maior parte do milho foi utilizado para a confecção de silagem e, além da baixa produtividade, a menor qualidade gera prejuízo indireto às propriedades rurais.

DELLA FLORA salienta que, embora seja difícil de mensurar as perdas, os produtores de soja tem relatado prejuízos menores em Guarujá do Sul.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2021 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri