FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

14.04.2021 |

A atuação do Instituto Santé na gestão do Hospital Regional de São Miguel do Oeste pautou uma reunião da Bancada do Oeste na Assembleia Legislativa na semana que passou


 

A Organização Social, que gerencia a unidade hospitalar há cinco anos, apresentou os resultados do trabalho realizado e pediu o apoio dos parlamentares na renovação do convênio com o Estado e para a recomposição do valor contratual.

O Hospital Regional de São Miguel do Oeste dispõe de 92 leitos e é referência para o atendimento de pacientes de 30 municípios, o que corresponde a 230 mil habitantes.

No último ano, em função da pandemia, a unidade foi reestruturada e passou a disponibilizar 122 leitos. Aos dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva existentes foram acrescidos outros 25 para o atendimento de pacientes com Covid-19.

Ainda assim, no pico da contaminação por coronavírus ocorrido na região no mês de março, o hospital chegou a ter 20 pacientes intubados na área do pronto atendimento, à espera de um leito de UTI, de acordo com o diretor geral, RODRIGO LOPES.

Questionado pelos deputados FABIANO DA LUZ, do PT, e MARLENE FENGLER, do PSD, sobre as principais dificuldades da instituição durante a pandemia, LOPES citou a falta de profissionais, a necessidade de reestruturação física para a ampliação de leitos, a falta de medicamentos e os preços abusivos desses insumos no mercado.

O diretor-geral disse, ainda, que a pandemia evidenciou que o hospital é pequeno para o atendimento regional.

"Se os hospitais menores da região não tivessem assumido os pacientes clínicos, menos graves, a nossa dificuldade seria ainda maior", comentou.

Conforme LOPES, o enfrentamento da pandemia desestruturou o equilíbrio financeiro da unidade, principalmente em função do alto custo dos insumos e medicamentos.

"Não tem como fazer gestão com 1,5 milhão de reais de prejuízo por mês, que é o que estamos gastando em medicamentos. Então, a recomposição financeira em função da Covid é necessária", disse.

Ele afirmou que o Estado está buscando um meio legal de compensar os hospitais por esses custos e que os repasses financeiros estão em dia.

Ontem, o boletim do hospital regional de ontem mostra mais cinco altas, inclusive uma de paciente de São José do Cedro. Eram 23 pessoas na UTI e 15 na enfermaria.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri