FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

15.04.2021 |

Perda média de produtividade nas lavouras de milho de São José do Cedro chegou a 45% na safra 2020-2021



A informação é do engenheiro agrônomo da Epagri, CLEITON FURLANETTO.

De acordo com ele, a estiagem e a cigarrinha provocaram uma quebra na produtividade das lavouras que chegou à média de 40 a 45%, com 4.800 a 5 mil quilos de milho por hectare, o que representa menos de 100 sacas do grão em 10 mil metros quadrados de área.

Na safra anterior tinham sido colhidos, em média, 7 a 8 mil quilos de milho por hectare em São José do Cedro.

Sem contar as intempéries climáticas, como a estiagem, ele ressalta que a produtividade das lavouras de milho está atrelada ao manejo feito por parte do agricultor.

"Hoje o agricultor consegue os insumos com recursos próprios ou por meio de um custeio no banco. A diferença da produtividade está na forma como ele prepara o solo, as sementes e trata o desenvolvimento das plantas", comenta.

Segundo o agrônomo, de nada adianta colocar 20 sacos de adubo por hectare se o solo não está preparado para o plantio de milho, por exemplo.

"O técnico vai saber orientar qual o melhor manejo para cada área e que vai trazer mais retorno econômico. Por que você pode até conseguir uma boa produtividade, mas gastar demais para isso e não ter lucratividade", observa.

Conforme FURLANETTO, a saída é apostar no manejo uma vez que a área de produção de milho em São José do Cedro praticamente não muda nos últimos anos.

O último Censo Agrícola mostrou que havia em torno de 1.130 estabelecimentos rurais no município e nove mil hectares de lavoura. Pouco mais de um terço é utilizado para o plantio de milho para silagem, outro terço para milho em grão e uma área menor, em torno de 500 hectares, para o plantio de soja.

Como na visão dele não há novas grandes áreas de lavouras para serem abertas em São José do Cedro, tendo em vista também os 20% de reserva legal, a área plantada de milho deve ser semelhante no decorrer dos anos.

O agrônomo comenta que o fato de a bacia leiteira ser forte também estabelece prioridade de plantio de milho para silagem e, por isso, não acredita em migrações significações entre lavouras de milho e soja, ou outras culturas que venham a ter preços melhores.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri