ZYJ 737 - 5.000 WATTS - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

25.09.2021 |

Rádio Integração encerra atividades nas escolas, comemorativas à Semana Estadual do Rádio


Ontem, no programa Canal Aberto e no Facebook da emissora foram divulgados os sonhos e as reivindicações de alunos do Núcleo Municipal Arco-Íris de Guarujá do Sul.

Antes disso, já tinham sido divulgadas as ações no Cemeg de São José do Cedro e na Escola Renascer de Princesa.

Em Guarujá do Sul, o programa desenvolvido a partir do incentivo da Acaert, Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão, reportou que o estudante ADILSON SIMINSKI sonha em poder viajar para conhecer o estado, a região Sul e também outros países do mundo.

Ele contou sobre sua dedicação à apicultura e meliponicultura, explicando que a primeira se refere à criação de abelhas com ferrão que produzem em torno de 40 quilos de mel por colmeia e a segunda atividade diz respeito às abelhas sem ferrão, que produzem cerca de um quilo de mel por colmeia. A retirada é feita a cada um ou dois anos.

O aluno chamou a atenção para a existência de mais de 240 espécies de abelhas conhecidas no Brasil e para a importância do trabalho de polinização realizado por elas e que garante a reprodução das plantas e a sobrevivência da humanidade.

A estudante SOFIA GRÄF, de 13 anos, disse que sonha com o dia em que a realidade de muitas pessoas que passam fome possa ser mudada. Ela ressaltou que, diferente do que a maioria imagina, a fome não é retrato da África, ela pode ser constatada em vários países inclusive no Brasil.

Na visão dela, o caminho para mudar essa realidade, aos poucos, é a aposta na sustentabilidade, com orientação às pessoas para que possam produzir alimentos.

A estudante do Núcleo Municipal Arco-Íris ainda falou sobre o sonho de ser médica, com especialização em neurologia, para poder ajudar as pessoas e, nessa linha de pensamento, também fez uma alerta para a necessidade de cuidado com a saúde mental.

GABRIEL NADIN falou sobre o sonho de viajar pelo Brasil e pelo mundo e de se tornar Engenheiro Agrônomo para auxiliar no desenvolvimento do setor que, segundo ele, movimenta a economia no mundo inteiro.

O estudante ainda abordou sobre a necessidade de conscientização das pessoas para a vacinação contra covid-19, visto que na opinião dele esta é a saída para o fim da pandemia.

EMILLI GRAFF contou à Rádio Integração quer ser professora. Entende que esta é a profissão que oferece a base de formação para todas as outras e sempre está aberta a aprender enquanto ensina.

Ela sonha em abrir uma oficina de arte para ensinar técnicas de pintura às pessoas. Também quer viver um futuro em que o amor seja mais valorizado pelas pessoas, que não existam mais julgamentos e em que a Educação receba mais investimentos.

A aluna JULIA TORTORA falou sobre o sonho de formar uma família, ter um bom emprego e estabilidade financeira na vida adulta. Ela disse que quer cursar Design Gráfico e se especializar em moda ou design de interior.

Ainda reivindicou um país com mais dignidade para seus habitantes, com melhor distribuição de renda, direitos e educação para todos.

KAUANY WEHEBRINK contou que sonha em ter um aras e criar cavalos para treiná-los especialmente para competições de hipismo. Ela pretende cursar medicina veterinária para poder cuidar dos animais.

LETÍCIA HAMMERSCHMIDT falou sobre a busca da dupla nacionalidade através da comprovação de imigração de familiares vindos de Luxemburgo, na Europa, e sobre sua intenção de um dia morar lá.

Ela sonha em ser médica veterinária e chamou ainda a atenção para a conscientização sobre necessidade de preservação do meio ambiente como forma de garantir um bom futuro à humanidade.

A estudante SARA BARTH quer ser veterinária. Ela disse que sonha com um mundo com mais empatia em que as opções sexuais, religiosas e a raça ou cor das pessoas não sejam motivo de preconceito.

Ainda sugeriu que as aulas de Religião na escola sejam substituídas por aulas de Educação Financeira. Na visão da aluna, a orientação para a vida religiosa deve ser dada pela família desde muito cedo. Ela vê a necessidade de ensinamentos para a educação financeira como fundamental, já que muitos jovens chegam à vida adulta com dificuldades de conquistar sua autonomia.

ANDRÉ KEM contou que todos os dias vai de bicicleta da cidade até a linha Pessegueiro na casa dos avós para auxiliar nos cuidados com os animais. Ele sonha estudar no Colégio Agrícola e se formar Engenheiro Agrônomo para continuar atuando no campo. Sua reivindicação é mais paz no mundo.

PIETRO NEPOMUCENO contou que muitas vezes ouviu pelo rádio as narrações de jogos de futebol em que seu pai atua como jogador, imaginando as jogadas. Ele disse que quer seguir os passos do pai, tornando-se um jogador e para isso, frequenta três escolinhas.

Além disso, gostaria que nenhuma criança no mundo inteiro passasse fome e que todas elas fossem livres de doenças.

GABRIELY JOHANN contou que gosta de desenhar roupas e pretende cursar faculdade d Design de Moda para se tornar estilista. Ela sonha com o fim da pandemia e, por isso, renovou o apelo para a vacinação contra covid-19, ainda clamou para que o ser humano ajude o mundo a ser um espaço melhor.

A diretora do Núcleo Municipal Arco-Íris de Guarujá do Sul, LENISE WINTER, lembrou que o rádio é o meio de comunicação que chega em todos os lares, levando informações e entretenimento.

Ela agradeceu a ação desenvolvida no educandário para a apresentação do que os alunos pensam e para falarem sobre seus sonhos, suas perspectivas de vida...
A gerente da Rádio Integração, ODETE MARASCHIM, fez uma avaliação positiva das atividades alusivas à Semana Estadual do Rádio nas escolas dos três municípios e ressaltou a importância da liberdade para que as crianças e jovens expressem seus pensamentos e anseios.

A programação especial encerra hoje, Dia Nacional do Rádio, em homenagem a ROQUETTE PINTO, considerado o pai da radiofusão brasileira.

 

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2021 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri