ZYJ 737 - 5.000 WATTS - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

25.09.2021 |

Administração estuda estratégias para substituição de lâmpadas convencionais


Administração Municipal de São José do Cedro estuda estratégias para substituição de lâmpadas convencionais pelas de LED no sistema de iluminação pública.

De acordo com o diretor de Administração, CLEONEI EICH, a equipe de governo está buscando informações sobre iniciativas que já foram implantadas, a exemplo de uma visita técnica feita no noroeste do Rio Grande do Sul.

Ele comenta que estão sendo avaliados subsídios para a renovação do sistema de iluminação pública, a fim de que conte com lâmpadas de LED.

O objetivo é reduzir o consumo de energia elétrica, reduzir custos de manutenção e melhorar a visibilidade, conforme o prefeito JOÃO DE ANDRADE já havia adiantado à Rádio Integração dias atrás.

"Quando visitamos a cidade de Tapera e o Comaja, Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacui e do Alto da Serra do Botucaraí, obtivemos a informação de que foi possível observar uma economia de 45% no consumo de energia. Em algumas cidades esse percentual chegou a 60", detalha o diretor da Secretaria de Administração.

CLEONEI EICH salienta que na cidade gaúcha foram investidos mais de dois milhões de reais para a implantação de 1.700 pontos de iluminação com lâmpadas de LED.

Ele acredita que o custo deva ser até um pouco mais alto no caso de São José do Cedro que soma 2.600 pontos de iluminação pública.

"Percebemos que é um investimento viável, já que hoje estamos num círculo vicioso. Troca-se uma peça hoje, amanhã já é outra que apresenta problema no mesmo local e o custo de manutenção fica alto", avalia.

Segundo ele, além de melhorar a visibilidade, consumir menos energia elétrica a expectativa é reduzir as intervenção de manutenção com a substituição por lâmpadas de LED.

"Aqui, em média, cada vez que a empresa vem fazer manutenção são substituídos 35 pontos. A experiência que conhecemos nos relataram que são três a 17 pontos por ano", finaliza o diretor da Secretaria de Administração cedrense.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2021 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri