FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

NOTÍCIAS

26.10.2021 |

Inicia tramitação no poder legislativo projeto que trata sobre implantação de gavetários no cemitério de São José do Cedro


 

Na noite desta segunda-feira iniciou a tramitação do projeto de lei de origem executiva que institui obrigatoriedade de sepultamento em jazigo por meio de gavetário coletivo.

O projeto foi defendido pelo líder do Governo, GUILHERME FERRARI (MDB). De acordo com ele, o projeto visa adequar a legislação municipal, considerando o crescimento populacional e consequente utilização do cemitério de São José do Cedro.

"O município conta somente com um cemitério municipal, que é o Cemitério São José e Almas. A administração está preocupada com a ocupação do local, já que, pela simples visitação do local, percebe-se que o espaço está reduzido" lembrou GUILHERME FERRARI.

Informações do Administrador do Cemitério, CLAUDIOMIR JOEL KLEINIBING, informam que restam aproximadamente 90 terrenos disponíveis para jazigos perpétuos, sendo que a estimativa é de que, em um prazo de aproximadamente12 meses o local estará sem possibilidade de espaço.

"A prefeitura já está trabalhando para instalar um novo cemitério municipal. Contudo, isso demanda tempo, identificação do local, atendimento a todas as normas legais, sanitárias, ambientais, dentre outras, para que o projeto se concretize", justificou o líder do Governo.

Segundo FERRARI, a prefeitura, visando otimizar o espaço do cemitério, em conversa com o setor de engenharia e com o administrador do local, encontrou solução imediata para auxiliar nesta questão.

De acordo com o projeto de lei, pela limitação de espaço, o projeto prevê a construção de jazigo perpétuo por meio de gavetário coletivo em casos de sepultamentos a partir da promulgação da lei.

"Os jazigos já existentes que contam com mais de uma célula poderão continuar sendo utilizados pela família detentora", frisa o projeto.

Os vereadores da bancada de oposição, FERNANDO WILL, VOLNEI DALLO e CLAUDUIO WARTHA fizeram comentários sobre a responsabilidade de edificar as sepulturas, se há algum tipo de aluguel da sepultura ou venda do espaço no gavetário.

WARTHA afirmou que, na administração passada, foi muito comentado sobre o fim dos espaços no cemitério. Ele acredita que estas dúvidas precisam ser dirimidas nos espaços de discussão deste projeto no legislativo.

O líder do Governo, GUILHERME FERRARI, durante o encontro, disse que em princípio a questão de alugueis dos espaços no gavetário não foi pensado pela prefeitura.

Afirmou que as questões levantadas pelos vereadores de oposição são boas e que podem ser ampliadas ao longo da semana. O Projeto sobre o gavetário no cemitério foi encaminhado para as comissões legislativas.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri