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12.05.2022 |

Obras na BR-163. Primeiros metros de pista em concreto já são realidade


 

Pouco antes das 19 horas de ontem, as redes sociais da Rádio Integração postaram fotos e vídeos dos trabalhos de concretagem da pista da BR-163 feitos pela empresa TORC.

Em primeira mão a nossa emissora divulgou vídeos da máquina da empresa TORC executando a camada de concreto que será o novo pavimento da BR-163.

Com a postagem, as nossas redes sociais foram inundadas por questionamentos de seguidores relacionados ao tempo de parada da pista, a uma possível ausência de barras de ferro na confecção da pista de concreto, da dificuldade em desvios pelo interior, entre outros questionamentos.

A Rádio Integração, desde as primeiras horas da manhã de hoje tentou contatos com o DNIT de Chapecó e Florianópolis.

O assessor de comunicação do DNIT Estadual informou que o Departamento não concede entrevistas, apenas emite notas oficiais sobre as obras. Servidores e direção da TORC, empresa que está executando os trabalhos, também não estão autorizados a se manifestar oficialmente.

Nossa equipe de reportagem foi pesquisar a respeito das obras de concretagem para tentar dirimir algumas dúvidas.

Pelas informações que obtivemos, cujas fontes vamos preservar, a pista de concreto da BR-163 está recendo SIM barras de ferro.

Pelo que apuramos, as barras de ferro, chamadas na engenharia de ‘barras de transferência' são emergidas no concreto pela própria maquina pavimentadora da TORC.

Pelo que apuramos, o trabalho de concretagem feito agora é semelhante ao elevado construído em concreto no acesso a São José do Cedro.

A diferença é que no elevado a colocação das barras de transferência era manual. Com a máquina pavimentadora, o serviço é automatizado e garante mais agilidade e acerto na confecção do pavimento rígido em concreto.

O departamento de jornalismo da Rádio Integração foi pesquisar mais a fundo a respeito da forma que a pista da BR-163 está sendo construída. Na engenharia a técnica chama-se "Whitetopping".

A Associação Brasileira de Cimento Portland - ABCP - que se dedica ao estudo tecnológico de sistemas construtivos à base de cimento durável divulgou estudos relacionados ao Whitetopping.

O estudo recomenda a adição do pavimento de concreto nas rodovias e corredores de ônibus com tráfego intenso, como a melhor solução em longo prazo para as barreiras impostas à economia e infraestrutura do país.

O estudo exemplifica rodovias como a BR-101 Norte e Nordeste, trecho entre Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, o Rodoanel de São Paulo, a Via Expressa em Belo Horizonte, a BR-290, mais conhecida como Free Way, trecho que liga Osório a Porto Alegre, ‘ratificam a aplicação exitosa do pavimento em concreto'.

O estudo fala sobre a técnica do Whitetopping, onde o pavimento de concreto é aplicado diretamente sobre o pavimento antigo, com ou sem camadas de nivelamento, usando procedimentos técnicos de projeto e construção de pavimentos rígidos.

Neste caso, o pavimento de concreto é aplicado sobre o pavimento flexível com a superfície deteriorada, como está ocorrendo na BR-163 aqui em São José do Cedro.

As fontes consultadas pela Rádio Integração garantiram que a técnica do Whitetopping está sendo utilizada na BR-163 em São José do Cedro com uso de barras de transferência que são emergidas no concreto pela própria maquina pavimentadora.

Sobre desvios, o Facebook da Rádio Integração tem uma postagem que pode ser aliada ao aplicativo Maps de cada celular que indica um possível rota de desvio pelo interior cedrense em direção a cidade de Guaraciaba.

A postagem está tendo muitas visualizações e acessos e pelo que apuramos está sendo bastante utilizada pela comunidade local e regional.

 

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