FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

22.04.2015 |

Exército chega a Xanxerê para auxiliar recuperação após tornado


Chegaram na tarde desta terça-feira no município de Xanxerê, no Oeste catarinense, 100 militares do Exército que vão auxiliar na recuperação da cidade, atingida por um tornado na segunda (20).

 

Eles chegaram às 17:30 desta terça-feira e irão auxiliar na limpeza e recuperação na cidade. Ainda na terça, foi realizado um plano de ação e as atividades que começarão nesta quarta (22).

 

Na cidade, duas pessoas morreram e cerca de 120 pessoas foram levadas para hospitais, segundo a Polícia Militar. Cerca de 2,6 mil residências foram atingidas, segundo último balanço da PM e aproximadamente mil pessoas ficaram desabrigadas.

 

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, esteve na cidade na tarde desta terça e confirmou a chegada do Exército.

 

Detalhes das ações

 

De acordo com a 5ª Divisão do Exército, foram enviados militares da cidade de São Miguel do Oeste, localizada a 149 quilômetros de Xanxerê.

 

Além das tropas, foram encaminhados uma cisterna de água com capacidade para 20 mil litros, uma cisterna de combustível com capacidade para 20 mil litros e duas ambulâncias.

 

Prioritariamente, o efetivo militar irá executar ações de apoio humanitário aos desabrigados e necessitados. Caso seja necessário, eles também podem atuar em ações de vigilância e segurança, juntamente com as polícias Civil e Militar.

 

Não há prazo para que as tropas saiam da cidade. Isso só ocorrerá quando houver uma condição mínima de normalidade.

Caso seja necessário, outros militares podem ser enviados à cidade. Essa avaliação é feita pelo governador do estado, Raimundo Colombo (PSD).

 

Calamidade pública

 

O prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini, assinou nesta terça o decreto de calamidade pública. Com isso, a cidade deve receber ajuda dos governos estadual e federal para reconstruir os locais destruídos pelo vento.

 

Mortes e destruição

 

A passagem do tornado pelo Oeste catarinense nesta segunda-feira (20) deixou um rastro de destruição. Duas pessoas morreram, entre elas um pai que conseguiu salvar a mulher e um bebê de 3 meses.

 

A outra vítima, de acordo com a Polícia Militar, foi identificada como Deonir Conin, de 31 anos. De acordo com a polícia, ele estava trabalhando em uma obra no Bairro Bortolon. O homem foi levado para o hospital, mas não resistiu.

 

Outras 120 pessoas ficaram feridas e aproximadamente mil ficaram desabrigadas, segundo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar na cidade.

 

Tornado

 

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos que formaram o tornado podem ter variado de 100 km/h até 330 km/h por volta das 15h, horário do fenômeno.

 

A escala de classificação de tornados começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte. "Pelas características dos estragos e pela intensidade dos ventos, este deve ficar entre F2 e F3", disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet Brasília.

 

Estragos

 

Em alguns locais, os telhados chegaram a ser arrancados. Paredes, postes e árvores caíram com a força dos ventos. Pelo menos uma casa foi arrastada pela ventania. Entre seis e sete bairros foram atingidos, conforme a Defesa Civil. Um ginásio desabou.

 

Liberação do FGTS

 

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, anunciou nesta terça-feira (21) a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas.
Segundo o ministro, a liberação do FGTS terá início nesta quarta (22). Para que os recursos do fundo de garantia sejam liberados, o prefeito deve decretar estado de calamidade pública no município.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri