FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

25.03.2016 |

Em apenas meia-hora, três pacientes foram confirmados com dengue, ao procurarem atendimento no hospital de Pinhalzinho


Em apenas meia-hora, três pacientes foram confirmados com dengue, ao procurarem atendimento no hospital de Pinhalzinho. Os pacientes foram internados imediatamente.

Na cidade de 18 mil habitantes, 1.091 casos foram diagnosticados com dengue desde janeiro, incluindo o prefeito FABIANO DA LUZ e SÍLVIO MOCELIN, diretor administrativo do próprio hospital que é referência na cidade para atendimento desses casos.

O avanço da epidemia da dengue assusta o Oeste Catarinense. O professor universitário ALISSON KLAM, de Chapecó, morreu supostamente por ter dengue grave, também conhecida como hemorrágica.

O caso ainda está sendo analisado por um laboratório de São Paulo e, se confirmado, será a primeira morte já ocorrida pela doença em Santa Catarina.

Em Pinhalzinho, a dengue já faz parte da rotina dos moradores. No hospital são de 30 a 40 atendimentos por dia e um novo médico foi contratado exclusivamente para atender os pacientes suspeitos.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, o número de casos de dengue na cidade corresponde a 81% dos registrados no estado, este ano.

Este índice já chegou a 5,8 mil doentes por 100 mil habitantes, quase 20 vezes mais do que a média estabelecida pela Organização Mundial de Saúde para considerar o quadro como uma epidemia.

Neste critério também estão incluídos os municípios de Serra Alta, Descanso e Coronel Freitas. Bom Jesus igualmente se aproxima do índice fazendo com que estes municípios do Oeste juntos, detenham mais de 90% dos casos de dengue registrados no Estado.

Apesar de toda esta situação, ainda existem moradores da região que resistem em mudar os hábitos e recolher recipientes que acumulam água e servem como local para a reprodução do Aedes aegypti.

"Se o mosquito me picar, vai transmitir raiva e não dengue", desabafou a secretária de Saúde de Pinhalzinho, AIDA DA SILVA, diante da resistência dos moradores em adotar medidas que combatam e previnam focos do mosquito.

O município contratou mais um médico, uma enfermeira, cinco auxiliares e montou um consultório só para atender os casos de dengue.

Também recebeu o reforço de 11 profissionais da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), além de 12 bombeiros que ajudam a vistoriar calhas, caixas de água e outros pontos de difícil acesso.

Em Descanso, após o registro de 80 casos de Dengue, o município decretou situação de emergência em saúde pública. O município tem epidemia da doença com contaminação pelo mosquito Aedes Aegypti.

 

Foto: Divulgação Web

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri