FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

28.12.2016 |

Afinal, porquê os termômetros estão disparando e muita gente reclama do calor?


Afinal, porquê os termômetros estão disparando e muita gente reclama do calor? Os últimos dias têm sido de altas temperaturas em várias cidades brasileiras.

O Rio de Janeiro, por exemplo, teve nesta terça-feira o dia mais quente do ano, com temperatura máxima de 42 graus, mas a sensação térmica foi de 47 graus.

Cidades mais ao sul, como Curitiba e Porto Alegre, também tiveram uma madrugada e uma tarde mais quente do que o normal.

Segundo meteorologistas, o calor em dezembro vinha sendo até agora o esperado para esta época do ano, mas, nesta terça-feira, foi atípico em várias cidades, principalmente na área litorânea entre Florianópolis e o norte do estado do Rio de Janeiro.

A meteorologista JOSÉLIA PEGORIM, do Climatempo, explica que desde o fim da semana passada ganhou força no país o sistema de alta pressão atmosférica, conhecido como ASAS (Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul).

Ele funciona como um bloqueio para frentes frias e contribui para o aumento das temperaturas.

"Esse sistema reduz a nebulosidade, a umidade e a chance de se formarem nuvens de chuva. A consequência natural é o aumento do calor", afirma ela.

A meteorologista diz que, no geral, esse calor é esperado nesta época do ano, e que um dos fatores que fazem subir as temperaturas é a atuação de um anticiclone, que inibe a formação de nuvens de chuva e colabora para o calor.

Para quem está cansado das altas temperaturas, uma frente fria deve trazer algum alívio entre esta quarta e quinta-feira.

Mas, como ela é fraca e vai passar longe do continente, a diminuição do calor deve ser ligeira, de poucos graus.

Na sexta-feira, a temperatura deve subir novamente, e a virada de ano promete ser quente em várias cidades.

Mas isso não vale para todo o verão. A previsão para a estação como um todo é de predomínio de temporais e temperaturas mais amenas em relação aos anos anteriores.

Segundo o Climatempo, a maior parte das chuvas se concentrará em janeiro e fevereiro e o verão terá o predomínio do fenômeno La Niña, que mudará o cenário em comparação com o verão anterior, quando choveu mais no Sul e fez muito calor em todo o Brasil.

 

Foto: Ilustração

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri