FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

01.08.2017 |

A falta de chuva já traz prejuízo no campo com perdas de 10% no leite e previsão de queda de 20% na produção de trigo em Santa Catarina


A falta de chuva já traz prejuízo no campo com perdas de 10% no leite e previsão de queda de 20% na produção de trigo em Santa Catarina.

A estimativa faz parte de levantamento preliminar do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa) e da Secretaria Estadual da Agricultura.

"No primeiro semestre, a produção de leite aumentou 8% mas, em julho, houve uma queda de 10% em relação ao volume previsto, em virtude da estiagem", afirma o secretário-adjunto de Agricultura do Estado, AIRTON SPIES.

Em relação ao plantio de trigo, os dados do Cepa/Epagri já indicam uma queda de 23% na área plantada, que sofreu retração de 69 mil hectares para 53 mil hectares.

Com isso, os dados de junho já previam uma queda de 24% na produção, que foi de 229 mil toneladas no ano passado, baixando para 175 mil toneladas. Com a seca de julho, a queda de produção pode ser ainda maior.

O gerente comercial da Cooperativa Agroindustrial Alfa, que abrange mais de 80 municípios do Oeste e Planalto Norte, LOURENÇO LOVATEL, estima que a redução na área plantada pode chegar a 30%, com quebra de mais 20% por falta de umidade.

O presidente da Companhia Integrada para o Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), ENORI BARBIERI, prevê que a quebra será ainda maior.

"Há uma previsão de quebra em toda a região Sul e com isso o Brasil terá que importar mais trigo, o que vai impactar nos preços para o consumidor", avalia o gerente comercial da Cooperalfa, LOURENÇO LOVATEL.

No leite não deve haver impacto direto no preço, pois agora é o período de maior produção. Além disso, a pastagem tem recuperação rápida.

Mas outras culturas também estão sendo afetadas, segundo o secretário adjunto AIRTON SPIES.

Segundo ele, há perdas também na bovinocultura de corte, em virtude das pastagens, no tabaco e na cebola, pois é época de transplantar as mudas, então vai haver atrasos, e também na banana, destaca SPIES.

Mesmo assim, o secretário-adjunto afirma que o impacto é bem menor do que se a falta de chuva ocorresse no período de verão.

 

 

Imagem ilustrativa

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri