FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

04.10.2017 |

Agência do INSS de São Miguel do Oeste muda método para solicitação de aposentadoria


Agência do INSS de São Miguel do Oeste muda método para solicitação de aposentadoria.

A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de São José do Cedro, ARNÉLIO NADIN.

De acordo com ele, o modelo que está valendo, por enquanto, somente na agência de São Miguel do Oeste, faz parte de uma iniciativa piloto do Instituto.

Ele reprisa o sistema implantado em estados do Nordeste e na agência do INSS de Blumenau.

O presidente do Sintraf de Dionísio Cerqueira, JONAS ANSOLIN, detalha que antes, o agricultor segurado precisava ir até o INSS levando originais e cópias da documentação para comprovar a atividade agrícola.

Por exemplo, blocos de notas de produtor rural, da escritura da terra e documentos pessoais.

Agora, o agricultor que encaminha o pedido de aposentadoria na agência de São Miguel do Oeste deve levar os documentos originais e um CD com a versão digital desses mesmos documentos.

Ele explica, porém, que há uma série de regras para o escaneamento, por isso, indica buscar auxílio dos profissionais dos sindicatos, já treinados para o procedimento.

O sindicalista alerta que esse papel é do Estado, mas está sendo repassado às entidades e aos segurados. "A gente não vai deixar o agricultor na mão, mas o fato é que o Estado está se isentando da responsabilidade, repassando funções", lamenta ANSOLIN.

Ele solicita que os segurados, inclusive aqueles que já têm atendimento agendado para os próximos dias, se dirijam até uma das entidades para digitalizar os documentos.

ANSOLIN informa também que essa mudança vale apenas na agência do INSS de São Miguel do Oeste.

Os agricultores que encaminharem o pedido de aposentadoria nas agências de Dionísio Cerqueira ou Maravilha ainda devem levar os documentos originais e cópias impressas.

A boa novidade, conforme o presidente do Sintraf de São José do Cedro, ARNÉLIO NADIN, é que, no futuro, a partir de uma cooperação técnica entre sindicatos e INSS, deve ser implantado um sistema de pedido de benefícios digital.

A previsão é de que todos os trâmites, como solicitação de aposentadoria, auxílio doença e salário maternidade sejam feitos via sindicato, sem a necessidade de deslocamento até as agências do Instituto. Porém, ainda não há data para a assinatura deste termo de cooperação técnica.

 

 

Foto: Divulgação Web/Ilustração

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri