FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

22.02.2018 |

Governo do Estado pretende economizar em torno de 50 milhões de reais com desativação de ADRS


Governo do Estado pretende economizar em torno de 50 milhões de reais com desativação de ADRS.

O governador em exercício, EDUARDO PINHO MOREIRA, do MDB, que também é pré-candidato ao cargo para as eleições de outubro, disse ontem que o objetivo ao reduzir o número de Agências de Desenvolvimento Regional para 20 em todo o estado é controlar os gastos.

A estimativa é economizar 45 milhões de reais até o fim do ano com a desativação de 15 ADRs. Desse montante, em torno de 15 milhões seriam poupados apenas com pagamento de pessoal.

O modelo de descentralização administrativa foi implantado em 2003 em Santa Catarina pelo então governador LUÍS HENRIQUE DA SILVEIRA, que também era do MDB.

Ele criou 29 estruturas com a justificativa de descentralização administrativa, número que mais tarde chegou a 36 em todo o Estado.

Em 2013 o Tribunal de Contas do Estado realizou uma auditoria e constatou que a organização nesse formato onerava demais os cofres públicos.

Há informações recentes de que juntas, as 35 ADRS - considerando que a de Florianópolis já tinha sido desativada há dois anos - consumiam, por ano, 619 milhões de reais.

Uma consulta rápida ao Portal SC Transparências revela, por exemplo, que no mês de janeiro de 2018 havia 21 matrículas de servidores vinculadas à ADR de Dionísio Cerqueira.

O custo bruto com folha de pagamento equivale a 169 mil 385 reais e 77 centavos por mês. Um salário médio de 8 mil e 65 reais para cada um e que representa, em um ano, gasto de dois milhões 32 mil e 629 reais aos cofres públicos.

Desse quadro de 21 servidores, informado no SC Transparências, oito são comissionados sem vínculo efetivo com o Estado, e juntos recebem 55 mil 619 reais por mês. A média salarial deles fica em 6 mil 952 reais mensais. No período de um ano esses salários equivalem a 667 mil e 428 reais.

Quem quiser obter mais informações sobre receitas e despesas do Governo do Estado pode acessar o site: http://www.transparencia.sc.gov.br.

 

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri