FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

12.07.2018 |

Registro de sífilis congênita gera situação de alerta


Registro de pelo menos cinco casos de sífilis congênita gera situação de alerta em São José do Cedro. A informação é do médico da Secretaria de Saúde, JUAREZ DE OLIVEIRA PINTO.

De acordo com ele, situação é preocupante por que a cada caso diagnosticado há pelo menos mais uma pessoa com a doença, que é sexualmente transmissível.

O médico explica que a sífilis apresenta como sintomas: feridas nos órgãos sexuais e caroços na virilha. Ele detalha que mesmo sem tratamento podem desaparecer, mas a pessoa continua doente.

O médico explica que a doença pode ficar estacionada por meses, ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte.

JUAREZ DE OLIVEIRA PINTO ressalta que a preocupação aumenta quando há registros de sífilis congênita, ou seja, transmitida pela mãe ao bebê. E, em São José do Cedro há pelo menos cinco casos.

Conforme ele, uma gestante com sífilis pode sofrer aborto, ter um filho com má-formação ou bastante doente após o nascimento, caso não seja feito tratamento.

Entre as consequências nos bebês, o médico da Secretaria de Saúde de São José do Cedro cita ainda cegueira, problemas cardíacos e cerebrais.

JUAREZ DE OLIVEIRA PINTO salienta que é importante fazer exames regularmente. Na Secretaria de Saúde esse exame é gratuito e leva cerca de cinco minutos para ser feito.

Para evitar o contágio, o profissional que concedeu entrevista para o quadro Vida Saudável do programa Canal Aberto que vai ao ar amanhã, a partir das 11 horas, recomenda usar sempre preservativo nas relações sexuais.

"Essa é a melhor forma de prevenção. Precisamos reforçar a importância do uso da camisinha, pois um estudo da Federação Brasileira de Ginecologia aponta que 67% dos jovens não faz uso do preservativo e isso tem desencadeado o retorno de doenças como sífilis, gonorreia e Aids", alerta o médico.

 

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri