ZYJ 737 - 5.000 WATTS - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

06.12.2018 |

Cobrança de ISSQN de prestadores de serviços do setor de construção civil é calculada com base nas tabelas CUB, emitidas mensalmente pelo Sinduscon


 

A informação é da fiscal de tributos da prefeitura de São José do Cedro, JULIANA DEMARCO.

De acordo com ela, a apuração de quanto uma obra gera de valor de serviços é feita com base na tabela do Custo Unitário Básico, divulgada a cada mês pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil.

A fiscal de tributos salienta que essa tabela leva em consideração o tipo de projeto e o padrão da obra. A consideração feita é que 70% do valor atribuído é relativo ao custo dos materiais utilizados e os outros 30% referentes à mão de obra.

JULIANA DEMARCO exemplifica que no caso de uma obra de 100 mil reais, 70 mil seriam considerados custos de material e 30 mil reais gastos com prestação de serviços.

Nesse caso, para estar regularizado junto à prefeitura, o proprietário da obra deve apresentar as notas fiscais relativas a esses serviços. Se ele não conseguir comprovação de cinco dos 30 mil reais da base de cálculo, será cobrado dele o imposto sobre o valor restante.

Segundo a fiscal de tributos de São José do Cedro, considerando a alíquota de 3%, sobre os cinco mil reais de despesa de mão de obra, para os quais não foram apresentadas notas, o proprietário teria que recolher ainda 150 reais de imposto.

Ela pontua que, o Código Tributário em vigor data de 2005, por isso, não se pode alegar desconhecimento.

Além disso, JULIANA DEMARCO salienta que todo alvará de construção expedido é acompanhado de um termo de compromisso em que o proprietário assume a responsabilidade de contratar profissionais regularizados com o poder público.

A orientação é para que as pessoas não esperem o final da obra para solicitar as notas fiscais aos prestadores de serviços e que levem os documentos para o setor de tributação para verificar se foram emitidos corretamente e poderão ser deduzidos na apuração final da obra.

De acordo com a fiscal de tributos da prefeitura de São José do Cedro, as obras a partir de 70 metros quadrados podem ser notificadas pela Receita Federal e, essas mesmas notas apresentadas à prefeitura, servirão de comprovação à Receita Federal.

Por fim, ela salienta que os prestadores de serviços tem obrigação de emitir as notas fiscais, uma vez que o contrário configura sonegação fiscal.

 

 

Imagem ilustrativa

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211       

 



© 2018 - Rádio Integração do Oeste Ltda.                      Portal Tri