ZYJ 737 - 5.000 WATTS - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

NOTÍCIAS

11.01.2019 |

Faesc reivindica medidas para amenizar a crise do leite


Entre os pedidos está a suspensão das importações do produto.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, JOSÉ ZEFERINO PEDROZO, a suspensão das importações de leite do Mercosul tem sido uma das principais demandas do agronegócio junto ao governo Federal há alguns anos.

Ele assinala que a tarifa zero praticada entre os membros do Mercosul e a ausência de uma negociação de cotas colocaram os produtores catarinenses e brasileiros em situação de extrema desvantagem.

Segundo o presidente da Faesc, o Brasil é autossuficiente em lácteos e a importação injustificada cria um ambiente prejudicial ao setor, porque a tributação brasileira é mais elevada...

"O ideal seria a definição de cotas para os países-membros para evitar uma concorrência predatória. Isso não ocorre no Mercosul, onde o membro com maior mercado consumidor sofre com a concorrência dos que não têm mercado", expõe o dirigente.

Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do país, com 3,4 bilhões de litros em 2017. Nos últimos 11 anos, a produção estadual cresceu 92%.

O oeste responde por 76% da produção catarinense. É o terceiro principal produto do agronegócio, atrás somente do frango e do suíno.

Mas a importação não é o único problema do setor. Os custos de produção estão cada vez maiores, causado por deficiências logística e insumos caros, aliados a preços baixos pelo litro do leite praticados no mercado.

Os valores estão em queda desde junho passado, quando o preço de referência estava em 1 real e 64 centavos o litro, até dezembro, quando baixou para 1 real e 12 centavos o litro.

"Por isso, aliado ao controle das importações, outras demandas do setor são a redução do ICMS, buscando igualar a alíquota praticada pelos Estados vizinhos, e mudanças no PIS/Cofins que incide sobre o setor", observa JOSÉ ZEFERINO PEDROZO.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211       

 



© 2019 - Rádio Integração do Oeste Ltda.                      Portal Tri