FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

18.05.2019 |

Sábado é marcado pelo Dia de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes


A data de hoje, 18 de maio, é alusiva ao "Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infantil".

Casos envolvendo abuso sexual de crianças e adolescentes na região Oeste tem chamado a atenção.

O Diagnóstico da Realidade Social da Criança e do Adolescente, estudo mais recente, realizado em 2016 pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Santa Catarina, aponta que as cidades do Extremo Oeste tiveram a maior taxa do Estado, com 3,5% para cada mil moradores até 17 anos.

Ao todo, foram 152 notificações a cada mil habitantes desta faixa etária, em um cenário de 43.347 crianças e adolescentes.

O número é superior à média nacional, de 2%, e estadual, de 2,7% de casos.

Por isso, segundo a psicóloga da Secretaria de Desenvolvimento Social de São José do Cedro, ANA PAULA BIANCHINI, é importante refletir sobre a proposta do dia 18 de maio, instituído por uma lei federal, desde o ano 2000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes...

Ela lembra que um caso emblemático reforçou a necessidade de uma data para lembrar a importância da proteção de crianças e adolescentes.

Aconteceu em 1973, no Espírito Santo. Uma menina, chamada ARACELI, de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

De lá para cá já são mais de 40 anos, contudo, ainda há um longo caminho no que se refere ao combate de violência sexual contra crianças e adolescentes.

ANA PAULA BIANCHINI destaca que é necessário que os pais e responsáveis estejam sempre atentos a qualquer mudança comportamental de forma repentina e brusca.

Ela cita que na maioria dos casos, a vítima muitas das vezes repele o agressor, porém em alguns casos começa a ter uma proximidade excessiva, o que também é um sinal que algo está errado.

Caso houver suspeitas, a psicóloga orienta a procurar os órgãos da rede de proteção como o Conselho Tutelar, a Secretaria de Desenvolvimento Social, a Secretaria de Saúde, a Polícia Civil, a Polícia Militar ou Ministério Público, por exemplo.

 

 

Compartilhar
" />

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri