ZYJ 737 - 5.000 WATTS - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

NOTÍCIAS

11.06.2019 |

Recolha de animais mortos no interior continua suspensa por tempo indeterminado



De acordo com o secretário de Agricultura de Guarujá do Sul, JULIO DELLA FLORA, passado um mês do anúncio de suspensão temporária, a empresa privada responsável pela coleta de carcaças de bovinos e suínos em 75 cidades catarinenses mantém as atividades paralisadas.

A empresa de Reciclagem Animal Cbrasa, que fica em Seara, inicialmente, anunciou suspensão da recolha por trinta dias. Mas, o prazo passou e nada mudou.

Segundo o secretário de Agricultura de Guarujá do Sul, a orientação para os municípios segue a mesma por que a empresa segue na busca de viabilização para a exportação da farinha gerada a partir do processamento das carcaças.

À época da paralisação das atividades, o gerente da unidade, LEONARDO BIAZUS, justificou prejuízos de mais de 80 mil reais em um ano como a razão da suspensão da recolha. Ele disse que a retomada depende da assinatura de uma normativa por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Como nada mudou neste cenário, JULIO DELLA FLORA comenta que em Guarujá do Sul também permanecem as orientações iniciais.

"Decidimos não voltar a enterrar os animais mortos em razão da poluição que isso gera, especialmente, das águas. O perdimento das carcaças deve ser feita de forma natural. O agricultor pode esquartejar o animal para facilitar a ação dos corvos e urubus. Em casos de morte por alguma doença contagiosa como o carbúnculo a orientação é a incineração", explica.

O secretário de Agricultura guarujaense frisa que, por enquanto permanecem essas orientações. No futuro, dependendo do posicionamento da empresa que presta o serviço de coleta, o município pode reavaliar os procedimentos.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211       

 



© 2019 - Rádio Integração do Oeste Ltda.                      Portal Tri