FM 95,9 - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

19.08.2019 |

Realizada entrega oficial do novo traje do Grupo de Danças Germânicas Himmelblau


 

Ontem à noite, no salão comunitário de Santa Terezinha, São José do Cedro, foi realizado o ato de entrega dos novos trajes para a categoria adulta do grupo, que neste ano completou seu vigésimo sexto aniversário.

Os 12 trajes, masculinos e femininos, foram viabilizados a partir de uma parceria com a Administração Municipal de São José do Cedro.

Na oportunidade, o professor e coordenador do grupo Himmelblau, FELIPE WELTER, agradeceu a disposição do prefeito PLÍNIO DE CASTRO, da Secretaria e Educação e Cultura, da presidente da Câmara de Vereadores, ISOLDI WILL, e em nome dela os demais vereadores, que autorizaram a celebração de um termo de fomento entre o grupo e o município no valor de 8.502 reais.

O professor de danças germânicas disse que o novo traje é histórico folclórico, tem características bávaras e origem na região do Ällgäu (élgói), cidade de Kempten, no estado da Baviera, ao sul da Alemanha, próxima da fronteira com a Áustria.

A região do Ällgäu (élgói), é conhecida por belas paisagens, delineadas pelos alpes e por seus produtos agrícolas, especialmente os lácteos.

Por isso, os trajes confeccionados pela empresa vencedora da licitação, Tracht Liebe de Rio do Sul, têm design simples e robusto, com predominância nas cores verde e cinza. Uma representa os campos e a outra as montanhas rochosas, numa mistura da lã de ovelha negra e branca, criada pelo povo de Ällgäu (élgói).

A característica especial são os suspensórios com Edelweiss, uma flor nobre, encontrada apenas nos alpes de 1.800 a 3 mil metros de altitude.

Familiares dos dançarinos, lideranças da comunidade de Santa Terezinha e autoridades municipais prestigiaram a primeira apresentação de danças como o novo traje da categoria adulta do grupo Himmelblau.

A secretária de Educação e Cultura, CÉLIA TOIGO, destacou a importância da preservação dos grupos culturais e o trabalho desenvolvido em São José do Cedro para a manutenção dessas atividades, seja por meio de termos de fomento, ou a partir do pagamento de professores e da inserção em eventos do município, como o arraial e a mateada, por exemplo.

A presidente da Câmara de Vereadores, ISOLDI WILL, também fez referência à promoção da cultura por meio de incentivos aos grupos organizados. Ela ressaltou a relevância da preservação das raízes, como forma de reconhecimento aos esforços empreendidos pelos colonizadores.

O prefeito, PLINIO DE CASTRO, por sua vez, enfatizou a satisfação de poder contribuir para a preservação e promoção de grupos culturais, como o germânico Himmelblau de Santa Terezinha.

Ele observou que a renovação dos trajes, a partir de uma cooperação financeira do município, se justifica também pela representação que o grupo de danças faz de São José do Cedro em outras cidades do Oeste, também do Rio Grande do Sul e do Paraná.

O próximo compromisso do Himmelblau, por exemplo, é na cidade paranense de Capanema, no dia 31 de agosto, durante o Segundo Encontro de Grupos de Danças Folclóricas.


Foto: ASCOM

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211     



© 2024 - Rádio Integração do Oeste Ltda.              Portal Tri