ZYJ 737 - 5.000 WATTS - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

FOTOS

08.11.2019 |

Diagnóstico precoce aumenta em 95% a chance de cura do câncer de próstata


A afirmação é do urologista do Hospital Regional de São Miguel do Oeste, ALEXANDRE FERNANDES COSTA LIMA.

De acordo com ele, a próstata é uma glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga, englobando o início da uretra e tem como função a produção do esperma.

O médico explica que no adulto jovem, a próstata tem o tamanho de uma noz. Após os 45 anos, em todo homem, começa a desenvolver um tumor benigno na próstata e com avançar da idade, aumenta a chance de surgir um tumor maligno. Por isso a importância dos exames anuais e cuidado.

ALEXANDRE COSTA LIMA destaca que o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão.

Ele frisa que cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença e que a cada 41 homens, pelo menos um morrerá de câncer de próstata.

O problema, conforme o médico, é que cerca de 20% dos casos ainda são diagnosticados em estágio avançado.

O urologista alerta que entre os fatores de risco está a idade, o histórico familiar, o sobrepeso e a obesidade e o sedentarismo.

Segundo ele, na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas, mas, quando apresenta, os mais comuns são: dificuldade de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes.

ALEXANDRE COSTA LIMA salienta que o diagnóstico de câncer de próstata pode ser feito a partir de entrevista realizada pelo médico, toque retal, exame de PSA, ultrassonografia, ressonância magnética e biópsia.

O tratamento vai depender do estágio da doença e da condição clínica do paciente.

Para a prevenção, o médico urologista indica alimentação saudável, exercício físico, não fumar e diminuir o consumo de álcool. Ainda, fazer um check-up anula a partir dos 45 anos.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211       

 



© 2019 - Rádio Integração do Oeste Ltda.                      Portal Tri