ZYJ 737 - 5.000 WATTS - SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Você está em:
Mudar o tamo da letra A+ A-

NOTÍCIAS

29.11.2019 |

Aberta terceira Semana da Cultura de São José do Cedro


Foi ontem à noite, no ginásio municipal de esportes.

A primeira noite da edição 2019 foi marcada pelas apresentações de escolas municipais, estaduais, particulares, Apae e Uninter.

Segundo a diretora de Cultura, LÚCIA MALDANER, as instituições seguiram um roteiro que abordava sobre os pilares da Educação no Brasil.

A Escola de Educação Básica São José demonstrou o início da Educação com a chegada dos jesuítas em 1549, comandados pelo padre MANOEL DA NÓBREGA.

A Casa Familiar Rural demonstrou que os filhos dos colonizadores tinham locais privilegiados para o ensino e que a primeira escola brasileira foi fundada na Bahia com objetivo de ensinar música, teatro e poesia.

A Escola Municipal Santo Isidoro abordou a primeira diretriz curricular, com conteúdo base pensado pela Igreja Católica, em que teria mais chance de prosperar quem soubesse ler e escrever.

A Escola Tancredo de Almeida Neves apresentou a expulsão dos jesuítas do Brasil pelo Marquês de Pombal.

A Escola Cebem São Cristóvão demonstrou as aulas régias a partir de 1772, com turmas separadas por sexos, e quando as mulheres puderam passar a frequentar as aulas.

A Escola de Educação Básica Cedrense tratou da vinda da família real para o Brasil em 1808, com transferência da biblioteca real que deu origem a biblioteca nacional. Também, o surgimento das primeiras universidades para os filhos dos nobres e a criação do cargo de diretor.

A Apae retratou o surgimento da LDB, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, em 1961, que prevê a escola para todos e cria a estrutura do ensino brasileiro.

O Cemeg ilustrou a criação do primeiro curso de Pedagogia, que contribuiu para a profissionalização dos professores. Ainda a reformulação da LDB em 1970, com cursos profissionalizantes, disciplinas como Preparação para o Trabalho Prático.

A Uninter encenou o surgimento das tecnologias da Educação, desde o quadro negro em 1890, passando pela máquina de escrever, o mimeógrafo, até os computadores e celulares.

A Escola Tia Mone abordou o reconhecimento da Educação Infantil em 1988 e sua estruturação.

A primeira noite cultural foi encerrada com uma apresentação envolvendo os professores que atuam em São José do Cedro numa demonstração de que a Educação é o caminho para uma sociedade melhor.

Hoje, as apresentações serão feitas por grupos de danças artísticas e folclóricas. Será às 19 horas e 30 minutos, no ginásio Lauté Weber. Amanhã, os grupos musicais se apresentam no palco da praça Antonio Foppa.

 

Compartilhar

ENQUETE

Qual estilo musical você gostaria de ouvir na Integração?

  • Sertanejo
  • Bandas
  • PopRock
  • Samba/Pagode
  • Romântica
votar resultado

TEMPO



ATENDIMENTO

(49) 3643.0211       

 



© 2019 - Rádio Integração do Oeste Ltda.                      Portal Tri