Superintendente do DNIT garante recursos para finalização das obras de readequação da rodovia BR 163, entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira até o final de 2024, início de 2025.
ALYSSON RODRIGO ANDRADE esteve no final da tarde de ontem em Guarujá do Sul cumprindo uma agenda com o prefeito CLÁUDIO JUNIOR WHESHENFELDER, o deputado federal PEDRO UCZAI, do PT, entre outras lideranças.
A visita teve por objetivo avaliar as obras de revitalização da BR-163. O superintendente estadual do DNIT também vistoriou trechos da rodovia, concedeu entrevista coletiva a órgãos de imprensa, e garantiu a intenção do governo federal em concluir a obra.
A readequação da BR-163, utilizando uma nova tecnologia de construção de pista em concreto, com uma espessura de 23 centímetros, começou ainda no governo anterior.
Em um vídeo, gravado para a reportagem da Rádio Integração durante a visitação de trecho da BR, o superintendente ALYSSON RODRIGO ANDRADE confirmou que as obras terão sua conclusão prevista para o final de 2024, início do ano de 2025.
Lembrou que o cronograma da obra contempla 47 km de readequação de capacidade entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira.
Já foram investidos pelo governo federal mais de 180 milhões de reais até esta etapa. 24 km estão prontos e sinalizados, e 34 km de pista já concretados.
"Ainda este ano a projeção é concluir no acumulado total, 37 km de pista entre Guaraciaba e Guarujá", garantiu o representante do DNIT.
A perspectiva para o ano que vem, adiantou o titular do DNIT no estado é de avançar todo este grande trecho, para "quiçá no final de 2024 início de 2025 ter a obra totalmente concluída e entregue à população do Extremo Oeste", informou.
Sobre recursos ÁLISSON confirmou que a lei orçamentária deste ano contempla 124 milhões de reais que, segundo ele, são mais que suficientes para a empreiteira tocar as obras no decorrer de 2023.
Garantiu ainda que o Projeto de lei orçamentária Anual do ano que tem previsão de outros cerca de 80 milhões de reais, que ele acredita serem suficientes e seguros para a conclusão da rodovia, considerando o trecho contratado agora, entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira.
Depois dessas agendas, ainda, o superintendente do DNIT em Santa Catarina, bem como, o deputado federal, participaram de uma reunião com vereadores e lideranças de Guarujá do Sul.
A agenda foi viabilizada, especialmente, por conta de problemas constatados no município e que já foram pauta de reivindicações feitas através do Legislativo Municipal.
Na última semana, inclusive, Executivo, Associação Comercial e Empresarial de Guarujá do Sul, empresários, e Legislativo se reuniram para debater sobre os problemas enfrentados em razão do acesso ao novo parque industrial, que se dá através da BR-163.
O acesso está localizado entre os quilômetros 110 e 111 da BR 163 e já foram constatados vários acidentes, o que tem preocupado empresários e usuários da rodovia.
Tudo foi documentado para a cobrança de medidas por parte do DNIT para melhorar a situação no encontro de ontem, contendo até sugestão de instalação de um redutor de velocidade no local.
"Sabemos que com o passar do tempo mais empresas vão se instalando na área industrial e com isso, aumentado a circulação de funcionários e a entrada e saída de veículos de carga, aumento sensivelmente os riscos de graves acidentes", comenta o prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER.
Por outro lado, como solução definitiva, a indicação seria para implantação de uma via periférica, que interliga o trevo de acesso à cidade de Guarujá do Sul com o novo parque industrial.
Antes disso, ALYSSON DE ANDRADE ainda se encontrou com lideranças em São Miguel do Oeste. A pauta girou em torno do "Planejamento e Orçamento Logístico Federal para o Oeste Catarinense", considerando a BR-163, mas também a BR-282, a federalização da SC-163 e a construção da ponte sobre o Rio Uruguai.
Foto: Diogenes Di Domenico Finger/Rádio Integração
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