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19.08.2023 |

Superintendente do DNIT afirma que 65% do cronograma financeiro da obra da BR163 já foram cumpridos


Superintendente do DNIT afirma que 65% do cronograma financeiro da obra de revitalização e ampliação da capacidade da BR-163 já foram cumpridos.

Ao vistoriar o trabalho na rodovia esta semana, ALYSSON DE ANDRADE observou que faltam somente 35% para a conclusão do serviço.

Ele também disse que para este ano o orçamento federal prevê 124 milhões de reais e o projeto de lei orçamentária de 2024 da União deverá listar mais 80 milhões de reais para as obras da BR-163, garantindo o ritmo de execução.

O serviço é executado pela TORC, contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, por meio do RDC, Regime Diferenciado de Compras, em maio de 2019 para os serviços de elaboração dos projetos básico e executivo, obras de adequação para ampliação da capacidade, restauração e eliminação de pontos críticos na rodovia.

A ordem de serviço foi entregue, exatamente há quatro anos e tem ainda 149 dias de prazo para a conclusão, segundo portal Cidadão do DNIT.

A obra da BR 163, inicialmente tinha sido orçada em 210 milhões de reais e foi reajustada em 84 milhões, prevendo agora investimento total de 294,2 milhões de reais.

ALYSSON DE ANDRADE acredita que faltando pouco para a conclusão, o governo federal priorizará a destinação de recursos para a BR-163.

Segundo ele, do total de 47 km previstos no contrato, entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira, 24 km estão prontos e sinalizados. Ainda este ano a projeção é chegar aos 37 km finalizados.

Ao avançar para Dionísio Cerqueira, o superintendente do DNIT em Santa Catarina comentou que deve ser feita uma revisão de projeto já que o traçado passa pela área urbana até chegar ao porto seco e exigiria em torno de 100 desapropriações.

A questão é boa parte dos moradores não tem a escritura de posse dos lotes, o que impede a indenização. "Isso cria um problema social e a gente não quer que a rodovia traga isso, por isso, vamos estudar outra dinâmica", afirmou ANDRADE.

Conforme ele, essa revisão no projeto para a área urbana de Dionísio Cerqueira, com dispensa de desapropriações, também renderia uma folga no orçamento da obra da BR-163, e permitiria inclusão de demandas solicitadas pelas comunidades à sua margem, desde que caracterizado o interesse público.

O planejamento do órgão federal é lidar com todas estas questões, inclusive os detalhes, como os trevos de acesso às cidades, no ano que vem.

A perspectiva do DNIT é finalizar as obras entre fim de 2024 e início de 2025, o que já representará um aditivo no prazo de contrato.

ALYSSON ANDRADE acrescenta que a entrega da obra à comunidade regional também vai depender das modificações a serem feitas a partir desta primeira revisão do projeto.

Foto: Diogenes Di Domênico Finger/Rádio Integração

 

 

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